DIA 22 – SEGUNDA-FEIRA
- Mãe Santíssima
- 21 de dez. de 2025
- 7 min de leitura
4ª Semana do Advento
(IV Semana do Saltério)
LAUDES (Manhã)
1. Hino
Os profetas, com voz poderosa, / anunciam a vinda de Cristo, / proclamando a feliz salvação, / que liberta no tempo previsto.
Ao fulgor da manhã radiosa, / arde em fogo o fiel coração, / quando a voz, portadora de glória, / faz no mundo soar seu pregão.
Não foi para punir este mundo / que ele veio na vinda primeira. / Ele veio sarar toda chaga / e salvar quem no mal perecera.
Mas a vinda segunda anuncia / que o Cristo Senhor vai chegar, / para abrir-nos as portas do reino / e os eleitos no céu coroar.
Luz eterna nos é prometida / e se eleva o astro-rei salvador, / que nos chama à grandeza celeste / com a luz do divino esplendor.
Ó Jesus, só a vós desejamos / para sempre no céu contemplar, / e por vossa visão saciados, / glória eterna sem fim vos cantar.
2. Salmo 89(90) – O esplendor do Senhor esteja sobre nós
Ant. 1. Eis que vem o Senhor, Rei dos reis do universo. Feliz quem está pronto para ir-lhe ao encontro!
– Vós fostes um refúgio para nós, / ó Senhor, de geração em geração. / = Já bem antes que as montanhas fossem feitas † / ou a terra e o mundo se formassem, / desde sempre e para sempre vós sois Deus.
– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, / quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” / – Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou.
– Eles passam como o sono da manhã, / são iguais à erva verde pelos campos: / – De manhã ela floresce vicejante, / mas à tarde é cortada e logo seca.
– Por vossa ira perecemos realmente, / vosso furor nos apavora e faz tremer; / – pusestes nossa culpa à nossa frente, / nossos segredos ao clarão de vossa face.
– Em vossa ira se consomem nossos dias, / como um sopro se acabam nossos anos. / – Pode durar setenta anos nossa vida, / os mais fortes talvez cheguem a oitenta; / – a maior parte é ilusão e sofrimento: * / passam depressa e também nós assim passamos.
– Quem avalia o poder de vossa ira, / o respeito e o temor que mereceis? / – Ensinai-nos a contar os nossos dias, / e dai ao nosso coração sabedoria!
– Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos! / – Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia!
– Alegrai-nos pelos dias que sofremos, / pelos anos que passamos na desgraça! / – Manifestai a vossa obra a vossos servos, / e a seus filhos revelai a vossa glória!
– Que a bondade do Senhor e nosso Deus / repouse sobre nós e nos conduza! / – Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, / fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
Ant. 1. Eis que vem o Senhor, Rei dos reis do universo. Feliz quem está pronto para ir-lhe ao encontro!
3. Cântico Is 42,10-16 – Hino ao Deus vencedor e salvador
Ant. 2. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, louvor a ele dos confins de toda a terra. †
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / louvor a ele dos confins de toda a terra!
– † Louve ao Senhor o oceano e o que há nele, / louvem as ilhas com os homens que as habitam! / – Ergam um canto os desertos e as cidades, / e as tendas de Cedar louvem a Deus!
– Habitantes dos rochedos, aclamai; / dos altos montes sobem gritos de alegria! / – Todos eles deem glória ao Senhor, / e nas ilhas se proclame o seu louvor!
– Eis o Senhor como herói que vai chegando, / como guerreiro com vontade de lutar; / – solta seu grito de batalha aterrador / como valente que enfrenta os inimigos.
– “Por muito tempo me calei, guardei silêncio, / fiquei calado e, paciente, me contive; / – mas grito agora qual mulher que está em parto, / ofegante e sem alento em meio às dores.
– As montanhas e as colinas destruirei, / farei secar toda a verdura que as reveste; / – mudarei em terra seca os rios todos, / farei secar todos os lagos e açudes.
– Conduzirei, então, os cegos pela mão / e os levarei por um caminho nunca visto; / – hei de guiá-los por atalhos e veredas / até então desconhecidos para eles.
– Diante deles mudarei em luz as trevas, / farei planos os caminhos tortuosos. / – Tudo isso hei de fazer em seu favor, / e jamais eu haverei de abandoná-los!”
Ant. 2. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, louvor a ele dos confins de toda a terra. †
4. Salmo 134(135),1-12 – Louvor ao Senhor por suas maravilhas
Ant. 3. Quando o Filho do Homem vier, encontrará ainda fé sobre a terra?
– Louvai o Senhor, bendizei-o; / louvai o Senhor, servos seus, / – que celebrais o louvor em seu templo / e habitais junto aos átrios de Deus!
– Louvai o Senhor, porque é bom; / cantai ao seu nome suave! / – Escolheu para si a Jacó, / preferiu Israel por herança.
– Eu bem sei que o Senhor é tão grande, / que é maior do que todos os deuses. / = Ele faz tudo quanto lhe agrada, † / nas alturas dos céus e na terra, / no oceano e nos fundos abismos.
= Traz as nuvens do extremo da terra, † / transforma os raios em chuva, * / das cavernas libera os ventos.
– No Egito feriu primogênitos, / desde homens até animais. / – Fez milagres, prodígios, portentos, / perante Faraó e seus servos. / – Abateu numerosas nações * / e matou muitos reis poderosos:
= a Seon que foi rei amorreu, † / e a Og que foi rei de Basã, / como a todos os reis cananeus. / – Ele deu sua terra em herança, / em herança a seu povo, Israel.
Ant. 3. Quando o Filho do Homem vier, encontrará ainda fé sobre a terra?
5. Leitura breve Is 45,8
Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a salvação.
6. Responsório breve
R. Eis que vem vosso Deus Salvador! * Eis vosso Deus e Senhor. R. Eis que vem.
V. Toda a carne verá sua glória. * Eis vosso Deus. Glória ao Pai. R. Eis que vem.
7. Cântico evangélico
Ant. Quando a tua saudação ressoou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu ventre. Aleluia.
Benedictus – Lc 1,68-79
O Messias e seu Precursor
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,
– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Quando a tua saudação ressoou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu ventre. Aleluia.
8. Preces
Oremos, irmãos e irmãs diletos, a Cristo nosso Redentor, que veio ao mundo para nossa justificação; e digamos com alegria:
R. Vinde, Senhor Jesus!
SENHOR Jesus Cristo, cujo nascimento segundo a carne foi anunciado pelos antigos profetas, dai novo vigor às virtudes que fizestes nascer em nosso coração. – R.
A NÓS, que anunciamos ao mundo vossa redenção, concedei a salvação e a paz. – R.
VÓS, que viestes salvar os corações atribulados, curai as enfermidades do vosso povo. – R.
VÓS, que viestes reconciliar o mundo com o Pai, livrai-nos de toda condenação quando voltardes como juiz no último dia. – R.
(intenções livres)
9. Pai nosso...
10. Oração
Deus de misericórdia, vendo o homem entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.






Comentários