top of page

DIA 12º – SEXTA-FEIRA

Nossa Senhora de Guadalupe

Padroeira da América Latina

Festa



LAUDES (Manhã)


1. Hino

Virgem suma, sem nenhuma, / do pecado corrupção: / És tão forte que da morte / espedaças o grilhão.

Dá clemente que contente, / tua festa celebrando, / seja novo todo o povo, / tua graça contemplando.

Possa até a nossa fé / tua súplica aumentar. / Ao doente faze a mente / na fortaleza firmar.

Mãe de Deus, dos filhos teus, / esperança, luz e norte: / Vence a guerra que os aterra, / fome, dor, peste e morte.

Ó dos presos e indefesos / considera a dor e o tédio; / aos gemidos dá ouvidos, / aos doentes dá remédio.

Tua paz descanso traz, / dias cheios de ventura; / inimigos faze amigos, / a calma a todos procura.

Ó Maria, Virgem pia, / venhas tu em nosso auxílio. / Cantaremos, louvaremos, / eternamente o teu Filho.

O Pai é Deus, Deus o Filho, / Deus o Espírito também; / Trindade eterna, governa / o universo inteiro. Amém.


2. Salmo 62(63) – Sede de Deus


Ant. 1. Quem é esta que aparece como a luz da alvorada, e formosa como a lua, fulgurante como o sol, imponente como uma tropa, com bandeiras desfraldadas?

– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água!

– Venho, assim, contemplar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam.

– Quero, pois, vos louvar pela vida / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!

– Penso em vós no meu leito, de noite, / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.

Glória. Ant. 1. Quem é esta que aparece como a luz da alvorada, e formosa como a lua, fulgurante como o sol, imponente como uma tropa, com bandeiras desfraldadas?


3. Cântico Dn 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor


Ant. 2. Tu és Maria, sempre Virgem, Mãe do verdadeiro Deus, Autor de toda vida.

– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)

– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.

– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.

– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.

– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.

– Montes e colinas, bendizei o Senhor! / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.

– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.

– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.

– Almas dos justos, bendizei o Senhor! / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.

– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.

No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.

Glória. Ant. 2. Tu és Maria, sempre Virgem, Mãe do verdadeiro Deus, Autor de toda vida.


4. Salmo 149 – A alegria e o louvor dos santos


Ant. 3. Como a águia estimula seus filhotes a voar, voejando sobre o ninho, assim ela leva os seus sobre as asas estendidas.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!

– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,

– para exercer sua vingança entre as nações / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.

Glória. Ant. 3. Como a águia estimula seus filhotes a voar, voejando sobre o ninho, assim ela leva os seus sobre as asas estendidas.

5. Leitura breve Eclo 50,5-10

Como era glorioso ao fazer a volta do santuário, ao sair da casa do Véu! Era como a estrela da manhã no meio da nuvem, como a lua cheia nos dias de festa; como o sol resplandecendo sobre o santuário do Altíssimo, como arco-íris brilhando entre as nuvens de glória; como a flor das roseiras em dias de primavera, como o lírio junto às fontes das águas, como a vegetação do Líbano em dias de verão. Era como o fogo e o incenso no turíbulo, como um vaso de ouro maciço, ornado de toda espécie de pedras preciosas; como a oliveira carregada de frutos, como o cipreste, que se eleva até as nuvens.

6. Responsório breve

R. Eu levanto os meus olhos para os montes: * De onde pode vir o meu socorro? R. Eu levanto.

V. De manhã cedo, eu me acordo por vós, concedei-me um sinal que me prove. * De onde. Glória ao Pai. R. Eu levanto.


7. Cântico evangélico


Ant. Tu, Sião, que anuncias boas-novas, vai subindo a um monte alto e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus! Qual pastor que apascenta seu rebanho, ele vela sobre o povo.


Benedictus – Lc 1,68-79


O Messias e seu Precursor



– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *


porque a seu povo visitou e libertou;


– e fez surgir um poderoso Salvador *


na casa de Davi, seu servidor,



– como falara pela boca de seus santos, *


os profetas desde os tempos mais antigos,


– para salvar-nos do poder dos inimigos *


e da mão de todos quantos nos odeiam.



– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *


recordando a sua santa Aliança


– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *


de conceder-nos que, libertos do inimigo,



= a ele nós sirvamos sem temor †


em santidade e em justiça diante dele, *


enquanto perdurarem nossos dias.



= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †


pois irás andando à frente do Senhor *


para aplainar e preparar os seus caminhos,



– anunciando ao seu povo a salvação, *


que está na remissão de seus pecados,



– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *


que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,



– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *


e na sombra da morte estão sentados


– e para dirigir os nossos passos, *


guiando-os no caminho da paz.



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *


Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Tu, Sião, que anuncias boas-novas, vai subindo a um monte alto e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus! Qual pastor que apascenta seu rebanho, ele vela sobre o povo.

8. Preces

Louvemos a Deus Pai todo-poderoso, o criador que nos dá a vida; e peçamos:

R. Senhor, por quem vivemos e somos, escutai as nossas preces!

BENDITO sejais, Senhor do universo, que em vossa imensa bondade nos enviastes a Mãe do vosso Filho, para chamar-nos à fé e fazer-nos ingressar em vosso povo santo. – R.

NÓS vos bendizemos, Senhor, porque escondestes vossa mensagem aos sábios e prudentes deste mundo, e a revelastes aos pequeninos, considerados insignificantes e desprezíveis. – R.

CONCEDEI-NOS ser, como São João Diego, vossos dignos embaixadores, para levarmos a todos os homens e nações vossa mensagem de amor e paz. – R.

VÓS, que, com a presença de Maria, fazeis as pedras brilharem como pérolas e os espinhos como ouro, fazei que o amor da Santíssima Virgem nos transforme em outros Cristos. – R.

DAI que, à semelhança de São João Diego, sejamos sempre fiéis ao culto divino e a vossos mandamentos, para que mereçamos também que Nossa Senhora venha ao nosso encontro na estrada desta vida. – R.

(intenções livres)

9. Pai nosso...

10. Oração

Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem de Guadalupe para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.



Comentários


Envie-nos seu pedido de oração através do Chat

Logo da comunidade mãe santíssima

Comunidade Católica Mãe Santíssima

Queremos ser sinais da Igreja onde estivermos, levando as verdades da fé e sendo obedientes a Ela, através de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo diocesano de Santo André. Somos uma Comunidade em Células.

Leia mais

 

Associação Mãe Santíssima

CNPJ: 38.015.321/0001-32

Rua Juquiá, 185 - Jardim Cristiane

Santo André - São Paulo

Brasil

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se

Email enviado!

bottom of page