top of page

Devoção dos Cinco Primeiros sábados do mês







Princípios da devoção.

Como surgiu?

 

Esta devoção começou com as aparições de Nossa Senhora em Fátima, na Aparição do dia 13 de Julho anunciou Ela: “Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados”.

Após sete anos, no dia 10 de dezembro de 1925, em Ponte vedra, na Espanha, Nossa Senhora veio realmente pedir a Irmã Lúcia a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em dezembro de 1927, por ordem de seu confessor, a Irmã escreveu as palavras que lhe dirigiu a Santíssima Virgem, nas que disse então:

“Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”.

Nossa Senhora mostrou o seu Coração rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos atos de desagravo para os tirar, com a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em recompensa, promete-nos “todas as graças necessárias para a salvação”.

Nos dois anos seguintes, 15 de Fevereiro de 1926 e 17 de Dezembro de 1927, o próprio Jesus insiste para que se propague esta devoção. Lúcia escreveu: “Da prática da devoção dos primeiros sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo”.


Cinco, por quê?

Esta pergunta, feita por muitos, também o fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu: “Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria”:


1 – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;

2 – Contra a sua Virgindade;

3 – Contra a Maternidade Divina;

4 – Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;

5 – Os que A ultrajem diretamente nas suas sagradas imagens.


Condições para fazer esta prática:


As condições para ganhar o privilégio dos primeiros sábados são quatro:


1 – Confissão. Para cada primeiro sábado é precisa uma confissão com intenção reparadora. Pode fazer-se em qualquer dia, antes ou depois do primeiro sábado, contanto que se receba a Comunhão em estado de graça.

A vidente perguntou: – “Meu Jesus, as (pessoas) que se esquecerem de formar essa intenção (reparadora)? Jesus respondeu: – Podem formá-la na confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessar”.

As outras três condições devem cumprir-se no próprio 1° sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que se possam fazer no domingo a seguir.

2 – A Comunhão Reparadora.

3 – O Terço.

4 – A meditação, durante 15 minutos, de um só mistério, de vários ou de todos. Também vale uma meditação ou explicação de 3 minutos antes de cada um dos cinco mistérios do terço que se está a rezar.

Em todas estas quatro práticas deve-se ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.

(A devoção dos cinco Primeiros Sábados foi aprovada pelo Bispo de Leiria a 13-09-1939, em Fátima-Portugal.)



Onde ter ajuda para praticar essa devoção:





Comments


Envie-nos seu pedido de oração através do Chat

CMS Celulas.png

Comunidade Católica Mãe Santíssima

Queremos ser sinais da Igreja onde estivermos, levando as verdades da fé e sendo obedientes a Ela, através de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo diocesano de Santo André. Somos uma Comunidade em Células.

Leia mais

 

Associação Mãe Santíssima

CNPJ: 38.015.321/0001-32

Rua Juquiá, 185 - Jardim Cristiane

Santo André - São Paulo

Brasil

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se

Email enviado!

bottom of page